Conta-se que o jogo de xadrez foi inventado há 1550 anos por um hindu de nome Sessa.
Ao conhecer o jogo, o rei da Índia ficou tão entusiasmado que ofereceu a Sessa a liberdade de escolher o que ele bem desejasse como recompensa por tão notável invento. Toda a corte esperava que Sessa fosse pedir grandes riquezas, mas ele surpreendeu a todos com o seguinte pedido:
1 grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro;
2 grãos de trigo pela segunda casa;
4 grãos de trigo pela terceira casa;
8 grãos de trigo pela quarta casa;
16 grãos de trigo pela quinta casa;
32 grãos de trigo pela sexta casa;
E assim por diante, sempre dobrando o número de grãos da casa anterior até a casa de número 64 (o tabuleiro de xadrez tem 64 casas).
Seu pedido provocou risos.
Um invento tão brilhante e um pedido tão simples? O rei e toda corte ficaram decepcionados. Você também não ficaria?
Mas palavra de rei é palavra de rei, ele pediu a seus criados que entregassem a Sessa um punhado de grãos de trigo.
Sessa recusou a oferta dizendo que queria receber exatamente o que havia pedido.
Nem um grão a mais, nem um grão a menos.
O rei pediu então para que seus calculistas fizessem as contas. Depois de muitas contas eles encontraram o número 18.446.744.073.709.551.615 ou seja, dezoito quintrilhões, quatrocentos e quarenta e seis quatrilhões, setecentos e quarenta e quatro trilhões, setenta e três bilhões, setecentos e nove milhões, quinhentos e cinquenta e um mil e, seiscentos e quinze.
É um número tão grande que seriam necessários muitos séculos para se produzir tamanha quantidade de trigo.
Como é que o rei iria cumprir sua promessa?
Que situação difícil a daquele rei. Mas, também, como é que ele poderia imaginar que precisaria de séculos para produzir tudo isso?
Sessa, entendendo a aflição do monarca por não poder cumprir sua promessa perdoou a dívida. Afinal, seu objetivo havia sido atingido, ou seja, chamar a atenção do monarca para o cuidado que deveria ter com suas promessas e julgamentos.
O final não poderia ser mais feliz: Sessa foi nomeado conselheiro do rei.
Fonte: (http://hrsl.sites.uol.com.br/lenda_xadrez.htm)
Aprender não é limitar os conhecimentos adquiridos por uma instituição educacional apenas em uma sala de aula, mas também de usá-la fora de tal local. Outros conhecimentos vivenciados e retidos pelo ser em seu dia-a-dia, é requisito básico para transpor qualquer situação do cotidiano. Ensinar é aprender com o educando meios de alcançar o aprendizado mediante apresentação e reconhecimento de suas dificuldades (de ambos).
Páginas
As escolas encaram o bullying
O Filósofo de São Paulo fala sobre a violência estudantil e o desinteresse...
Fenix mp3: Rihanna - Ultimate Collection - Baixar Musicas Gratis
Procure a cifra ou a letra de sua música
Quem sou eu
Para refletir..
Teste a velocidade de sua conexão
Provided by UK Speed test
Deixe o seu recado !!!
Arquivo do blog
-
▼
2009
(28)
-
▼
maio
(26)
- Para refletir.... Contos
- Educadores explicam a desmotivação de professores
- Existem palavras que não precisam ser ditas...
- Boas ou más notas é responsabilidade de quem?
- O namoro acabou e agora?
- Um exemplo interessante de capitalismo...
- Receitas caseiras para motivar o estudo
- 10 REGRAS PARA CRIAR FILHOS.... DELINQUENTES
- Um recado para o aluno...
- O que mudou na reforma ortográfica - (Parte 3)
- Reforma ortográfica - (Parte 2)
- Pequenos comentários sobre a reforma ortográfica -...
- "Para descontrair um pouco..."
- " A lenda do Xadrez "
- PARA REFLETIR: "O Soldado..."
- A MENTIRA DESCOBERTA
- DOIS REMOSUm viajante ia caminhando às margens de ...
- PARA REFLETIR...
- Já imaginou redigir um post sem usar um único verb...
- Um texto só com a letra "P"
- ARROGÂNCIA O diálogo abaixo é verídico, ...
- Entenda o alfabeto da vida
- Curiosidades - Horóscopo Egípicio
- <!--[if gte mso 9]> Normal 0 21 ...
- O que realmente deve ser evitado na escrita...
- Aprendizagem fora da escola
-
▼
maio
(26)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Você se lembra das músicas dos anos 90?
Notícias e reportagens (Passe o mouse!)
Obrigado por contruibuir! Você é o visitante de número:
My authentic japanese name is 藤原 Fujiwara (wisteria fields) 徹平 Koike (penetrating peace).
Take your real japanese name generator! today!
Created with Rum and Monkey's Name Generator Generator.
0 comentários:
Postar um comentário