segunda-feira, 11 de maio de 2009 | By: Aprendizagem fora da escola

" A lenda do Xadrez "

Conta-se que o jogo de xadrez foi inventado há 1550 anos por um hindu de nome Sessa.
Ao conhecer o jogo, o rei da Índia ficou tão entusiasmado que ofereceu a Sessa a liberdade de escolher o que ele bem desejasse como recompensa por tão notável invento. Toda a corte esperava que Sessa fosse pedir grandes riquezas, mas ele surpreendeu a todos com o seguinte pedido:

1 grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro;
2 grãos de trigo pela segunda casa;
4 grãos de trigo pela terceira casa;
8 grãos de trigo pela quarta casa;
16 grãos de trigo pela quinta casa;
32 grãos de trigo pela sexta casa;

E assim por diante, sempre dobrando o número de grãos da casa anterior até a casa de número 64 (o tabuleiro de xadrez tem 64 casas).
Seu pedido provocou risos.
Um invento tão brilhante e um pedido tão simples? O rei e toda corte ficaram decepcionados. Você também não ficaria?
Mas palavra de rei é palavra de rei, ele pediu a seus criados que entregassem a Sessa um punhado de grãos de trigo.

Sessa recusou a oferta dizendo que queria receber exatamente o que havia pedido.
Nem um grão a mais, nem um grão a menos.
O rei pediu então para que seus calculistas fizessem as contas. Depois de muitas contas eles encontraram o número 18.446.744.073.709.551.615 ou seja, dezoito quintrilhões, quatrocentos e quarenta e seis quatrilhões, setecentos e quarenta e quatro trilhões, setenta e três bilhões, setecentos e nove milhões, quinhentos e cinquenta e um mil e, seiscentos e quinze.
É um número tão grande que seriam necessários muitos séculos para se produzir tamanha quantidade de trigo.
Como é que o rei iria cumprir sua promessa?
Que situação difícil a daquele rei. Mas, também, como é que ele poderia imaginar que precisaria de séculos para produzir tudo isso?
Sessa, entendendo a aflição do monarca por não poder cumprir sua promessa perdoou a dívida. Afinal, seu objetivo havia sido atingido, ou seja, chamar a atenção do monarca para o cuidado que deveria ter com suas promessas e julgamentos.
O final não poderia ser mais feliz: Sessa foi nomeado conselheiro do rei.

Fonte: (http://hrsl.sites.uol.com.br/lenda_xadrez.htm)

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